Senado aprova liberação das coligações regionais

Brasília

(AE) – O plenário do Senado aprovou, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional (PEC) que libera os partidos políticos para fazerem coligações regionais de composição diferente das alianças que tiverem fechado para a campanha presidencial.

A PEC, se for aprovada também pelo plenário da Câmara em dois turnos, anulará os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cria a chamada “verticalização” das coalizões.”

A verticalização é a obrigatoriedade de serem feitas nos Estados entre os mesmos partidos que se aliarem na eleição federal. Mas os senadores duvidam que a proposta de emenda seja aprovada na Câmara a tempo de valer para as eleições deste ano. No plenário do Senado, foram dados 57 votos a favor e cinco contrários à PEC, e houve uma abstenção.

PFL

A executiva nacional do PFL formaliza amanhã a posição do partido em favor da liberdade de coligações nos Estados para as eleições de outubro. O presidente do PFL, senador licenciado Jorge Bornhausen, disse que a direção nacional do partido vai confirmar a decisão já tomada pelos diretórios regionais em reunião realizada em Brasília.

Se for necessário, segundo Bornhausen, o PFL realizará convenção nacional no dia 30 de junho. Em relação ao apoio que o ex-senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) manifestou ao candidato da Frente Trabalhista, Ciro Gomes, Bornhausen disse que essa posição já havia sido declarada na reunião da executiva com os diretórios estaduais pelo senador Antônio Carlos Júnior, filho de ACM.” A partir de quinta-feira qualquer um dos nossos quadros poderá apoiar o candidato que desejar à Presidência da República”, afirmou Bornhausen.

Indagado sobre a possibilidade de setores do partido apoiarem o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, o senador Bornhausen afirmou que “não há veto ao PT, mas não tem voto”.

 

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo