O projeto que permite a alunos de universidades particulares o financiamento de até 100% das mensalidades por meio do Financiamento ao Estudo do Ensino Superior (Fies) foi aprovado no Senado na noite de quarta-feira. Atualmente, os alunos podem financiar no máximo 50% do valor da mensalidade e o sistema de crédito educativo pode ser usado apenas por alunos da graduação. Depois que a lei for sancionada, o financiamento será estendido a alunos de mestrado e doutorado.

continua após a publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai vetar o dispositivo que permitia a formados usar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar o financiamento. O governo argumenta que não é possível ampliar as hipóteses para saque do fundo.

Os alunos que aderirem ao sistema de crédito pagarão juros simples entre 3,5% e 6,5% ao ano, a depender do curso pelo qual optaram. Os ex-alunos poderão começar a pagar a dívida seis meses depois de formados. Atualmente, o pagamento deve começar logo no mês seguinte. A lei permite que se recorra a um consórcio de cinco ?fiadores solidários? como garantia.

continua após a publicidade