Sem-teto fazem série de invasões na capital paulista

Cerca de 2 mil sem-teto da Frente de Luta por Moradia (FLM) fizeram uma série de invasões em todas as regiões da capital paulista entre a noite deste domingo, 12, e a madrugada desta segunda-feira, 13. Ao todo, 16 imóveis foram ocupados, segundo afirma o movimento. A Polícia Militar confirma apenas oito invasões.

Do total de ocupações, dez foram feitas em prédios da região central da cidade. Na Rua José Bonifácio, próximo ao prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve confronto entre sem-teto e policiais militares, que usaram bombas de efeito moral para tentar impedir a invasão. De acordo com a FLM, uma senhora de 62 anos ficou ferida por estilhaços e precisou ir para o hospital. Apesar do conflito, o movimento conseguiu permanecer no local.

Imóveis na Rua da Consolação, Augusta, Xavier de Toledo, Conselheiro Crispiniano e Sete de Abril também foram alvo dos sem-teto. O movimento ocupou dois prédios na zona sul, um deles na Avenida Senador Teotônio Vilela, que pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e outros três na zona norte. Além desses, as famílias invadiram o Shopping Leste, na região de Itaquera, que, segundo a FLM, estava abandonado há 11 anos.

Os sem-teto afirmam que os locais ocupados estavam vazios e eram usados para “especular e elevar ainda mais os preços na nossa cidade”. “A especulação imobiliária jogou o preços do aluguel lá para cima, nossos salários não acompanham tanto aumentos. Qualquer imóvel mesmo em situação precária, o aluguel custa perto de mil reais. Somos cidadãos e também temos o direito de morar em algum lugar”, afirmou o movimento, em nota.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo