Famílias de sem-terra foram mobilizadas para ocupar propriedades rurais, durante o feriado prolongado, nas regiões do Pontal do Paranapanema, Alta Paulista e Araçatuba, no interior paulista, todas na região oeste do estado, disse Luciano de Lima, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Base (MSTB), entidade dissidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
“Infelizmente, desde o começo do ano estão paradas as ações de assentamento”, declarou, justificando que as invasões foram organizadas com o objetivo de pressionar as autoridades a agilizar a distribuição de terras para as famílias cadastradas naquela região e que somam em torno de 8 mil. De acordo com ele, cinco fazendas já foram ocupadas e outras deverão ser tomadas, em movimentos pacíficos, amanhã (8) e, no domingo (9). Todas as glebas são áreas de grande extensão entre terras devolutas e improdutivas.
Uma delas é a Fazenda Célia Maria, na cidade de Marabá Paulista, ocupada por um grupo formado por 200 integrantes do MSTB. Mais 150 manifestantes ocuparam a Fazenda São José, no municíío de Tabarai. Também ocorreram ações semelhantes nas fazendas Clarice, em Iacri; Mondengo, na cidade de Arco-Iris e Bandeirantes, em Paulicéia.