Sem terra protestam contra o MST

Recife – Cerca de 200 pessoas ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), bloquearam por duas horas a BR-101, ontem cedo, entre os municípios de Ribeirão e Palmares, em protesto contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O bloqueio – com troncos e pneus queimados – durou cerca de duas horas e provocou grande engarrafamento.

A Fetape acusa o MST de ter invadido o Engenho Altinho, no município de Gameleira, depois que a área de 755 hectares – pleiteada há seis anos pela Fetape – foi desapropriada, em abril de 2005. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emitiu a posse em dezembro daquele mesmo ano, mas até hoje o assentamento de 83 famílias cadastradas não ocorreu, diante da invasão do MST.

?Não vamos ceder, não vamos permitir que o MST desmoralize a Fetape em Pernambuco?, assegurou o presidente da federação, Aristides Santos, que espera do Incra a solução para o conflito. O líder do MST no estado, Jaime Amorim, assegurou que não abre mão da área, segundo ele reivindicada pelo movimento desde 1999. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo