Recife – Cerca de 200 pessoas ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), filiada à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), bloquearam por duas horas a BR-101, ontem cedo, entre os municípios de Ribeirão e Palmares, em protesto contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O bloqueio – com troncos e pneus queimados – durou cerca de duas horas e provocou grande engarrafamento.
A Fetape acusa o MST de ter invadido o Engenho Altinho, no município de Gameleira, depois que a área de 755 hectares – pleiteada há seis anos pela Fetape – foi desapropriada, em abril de 2005. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) emitiu a posse em dezembro daquele mesmo ano, mas até hoje o assentamento de 83 famílias cadastradas não ocorreu, diante da invasão do MST.
?Não vamos ceder, não vamos permitir que o MST desmoralize a Fetape em Pernambuco?, assegurou o presidente da federação, Aristides Santos, que espera do Incra a solução para o conflito. O líder do MST no estado, Jaime Amorim, assegurou que não abre mão da área, segundo ele reivindicada pelo movimento desde 1999.