Trabalhadores rurais sem-terra ligados ao Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL) , bloquearam por três horas, hoje pela manhã, um trecho da BR-101, próximo à cidade de Novo Lino, e um trecho da AL-430, em São Luiz do Quitunde, a 60 quilômetros de Maceió. Cerca de 750 sem-terra participaram dos bloqueios, que tiveram início às 8 horas e terminaram às 11 horas.
Os coordenadores disseram que os bloqueios vão continuar até que suas reivindicações sejam atendidas. Eles querem o julgamento imediato do habeas-corpus em favor de Waldemir Agostinho, líder do extinto Movimento dos Trabalhadores (MT), acusado de comandar saques e de perturbação da ordem pública, que está com prisão preventiva decretada há mais de três meses pelo juiz de Novo Lino, Alberto Ramos.
Segundo Aldair Rodrigues, que faz parte da coordenação estadual do MTL, os trabalhadores reivindicam também pressa nos processos de desapropriação de sete fazendas, consideradas improdutivas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e cobram ainda uma posição do governo do Estado contra a perseguição policial a lideranças do movimento na região da Zona da Mata. ?Se nossas reivindicações não forem atendidas, vamos bloquear as rodovias por tempo indeterminado e realizar um ato público na porta do Tribunal de Justiça, até que seja garantida a liberdade para Waldemir Agostinho?, afirmou Rodrigues.
Segundo ele, o MTL é uma fusão de outros três movimentos – Movimento de Libertação dos Sem-Terra de Luta (MLST- de Luta), Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) e Movimento dos Trabalhadores (MT). ?As lideranças desses três movimentos se reuniram em Goiânia (GO), no dia 18 de agosto, e decidiram fundir as três siglas, criando o MTL, que tem atuação em 11 Estados?, explicou Rodrigues.
A assessoria do Incra disse que não foi informada das reivindicações do MTL e que ficou sabendo dos bloqueios através da Comissão de Direitos Humanos da PM. Funcionários do Incra estiveram no local e negociaram o desbloqueio com os manifestantes, sem que houvesse incidentes.