Segurança aérea exige R$ 100 milhões

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, na CPI do Apagão Aéreo: sem falar do acidente.

Brasília – O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse que o estudo realizado por empresas do setor aéreo demonstra que, com R$ 100 milhões, é possível resolver os problemas nos sistemas de segurança de vôo que geraram a crise iniciada em outubro do ano passado. A declaração foi feita ontem durante sessão da CPI do Apagão Aéreo no Senado.

Segundo ele, com esses recursos é possível atualizar todo o sistema. Bologna reforçou que há dinheiro suficiente para isso, uma vez que, somente no ano passado, a arrecadação das tarifas aeroportuárias somaram R$ 1,1 bilhão. O executivo disse que o maior gargalo está no Estado de São Paulo, que responde por 35% do tráfego do País. Ele defendeu a construção de uma terceira pista no aeroporto de Guarulhos e afirmou que, nos próximos cinco a dez anos, será necessário viabilizar um terceiro aeroporto para atender a grande São Paulo.

Essa solução poderia vir a partir de investimentos para melhorar a ligação viária do aeroporto de Viracopos, em Campinas, à capital paulista. Ele também mencionou que existem estudos preliminares para a construção de um novo aeroporto, na região de Taboão da Serra, próximo ao Rodoanel.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, também depôs ontem na CPI do Apagão Aéreo, mas não fez nenhum referência ao acidente com o Boeing da empresa ocorrido em setembro do ano passado, que causou a morte de 154 pessoas. O executivo falou apenas sobre o incidente ocorrido semana passada, quando a turbina de um jato da companhia pegou fogo logo após a decolagem de Guarulhos (SP).

O presidente da Gol disse que dentro de 90 dias será apresentado um laudo técnico completo para identificar as razões do incidente. ?Só vamos ter certeza absoluta do que aconteceu quando o laudo estiver pronto. Já colocamos um motor novo naquele avião e deixamos aquela turbina na revisão.? Ele ressaltou que a manutenção, tanto da turbina quanto do restante do avião estavam em dia.

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