O mês de maio deste ano foi o melhor para o comércio nacional desde 2000, conforme informou nesta quarta-feira (6) o Indicador Serasa de Atividade do Comércio. Segundo a entidade, a movimentação de vendas no varejo nacional registrou alta de 10,1% em maio sobre mesmo período de 2006. No acumulado do ano, as vendas do varejo verificaram crescimento de 9,7%, na comparação com os primeiros cinco meses de 2006, registrando também o melhor desempenho nesta base comparativa desde 2000.
O volume de vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas teve incremento de 7,2% nos primeiros cinco meses de 2007, ante mesmo período de 2006. O varejo especializado – lojas de eletroeletrônicos, computadores e itens de informática, veículos, materiais de construção – apresentou elevação de 12,5% em volume de vendas.
Com relação a maio, o destaque ficou também por conta das lojas do varejo especializado, que cresceram 12,5% sobre maio de 2006. As vendas dos hipermercados, supermercados e do varejo de alimentos e bebidas também obtiveram bom desempenho, com alta de 8,8%. Na comparação com abril de 2007, as vendas do varejo cresceram 6,7%.
Para os analistas da Serasa, estes significativos índices de crescimento das vendas do varejo decorrem, sobretudo, dos impulsos proporcionados pelo aumento continuado da oferta de crédito ao consumidor, pelo processo de redução das taxas básicas de juros, pela recuperação da massa salarial real e pelo incremento da importação de bens de consumo, mantendo os preços desses produtos estáveis no varejo, dada a atual apreciação do câmbio.