Segundo pesquisa, contratação de professores não é prioridade dos municípios

Rio de Janeiro – Pela primeira vez, a pesquisa de Informações Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletou dados sobre educação. O levantamento, feito em 2006, mostra que menos de um terço dos municípios brasileiros mencionou que a contratação de professores estava entre as cinco principais medidas adotadas na área de educação. Mas 85% dos municípios informaram que a capacitação de professores foi uma das cinco principais medidas adotadas.

A região Sudeste foi responsável por 44% do total dos gastos municipais com a educação. A Região Nordeste ficou em segundo lugar, com quase 30%, seguida pela Sul, com pouco mais de 17%. O Norte, com 7,4%, e o Nordeste, com 6,5%, eram os mais dependentes da liberação de recursos do governo federal.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Vânia Pacheco, menos da metade dos municípios brasileiros tinha uma rede própria de ensino. Em mais de 56% deles, o ensino é de responsabilidade do estado.

?Isso está relacionado com as mudanças que vêm ocorrendo de alguns anos para cá, que fizeram com que os municípios passassem a ser responsáveis pela educação infantil e fundamental, e o ensino médio ficando com o estado. Essa mudança vem sendo feita aos poucos, e a tendência é que os municípios criem suas próprias redes de escolas e tenham seu sistema de ensino?, explicou Vânia Pacheco.

A pesquisa do IBGE também incluiu, entre outros temas, o setor de segurança. No ano passado, 14% dos municípios brasileiros contavam com guardas municipais, que cada vez mais começam a agir na área de segurança pública, ajudando também os policiais militares e civis.

Em 16,7% dos municípios, os guardas municipais não recebiam qualquer tipo de treinamento, principalmente na Região Nordeste, com índice de 25,4% do total.

?Esse sim é um dado preocupante. Agora, depende da atividade e do efetivo dessa guarda. O ideal seria que todos os municípios que têm guarda municipal com um contingente maior de pessoas tivessem um treinamento adequado?, disse Vânia Pacheco.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo