O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou nesta sexta-feira (8) que pretende encaminhar na próxima semana à Casa Civil a proposta de compensação oferecida aos passageiros, por atraso nos vôos das companhias aéreas. A medida anunciada em dezembro prevê pagamentos de certa porcentagem do valor do bilhete ao usuário, dependendo do atraso e do cancelamento do vôo. Jobim não adiantou nada do texto e disse que não está decidido se o projeto será encaminhado ao Congresso Nacional por medida provisória (MP) ou projeto de lei.
Segundo Jobim, existe uma previsão de crescimento de 10% no número de passageiros neste ano e que o governo precisa agora tornar compatível a estrutura aeroportuária com a demanda. "Temos todo um processo de otimização. Temos um problema não resolvido, que é de médio prazo, que é a infra-estrutura aeroportuária e queremos acelerar esse processo", disse Jobim, reconhecendo que nem todos os problemas nos aeroportos estão resolvidos.
O ministro também comemorou os últimos resultados do funcionamento dos aeroportos durante o carnaval, mas afirmou que ainda há problemas na infra-estrutura dos terminais. "O fato é que os atrasos resolveram, os problemas dos aeroportos resolveram, mas nós precisamos acelerar esse processo. O que é fundamental, a segurança, está resolvida. Agora temos de partir para um segundo momento, que é de oferecer conforto aos passageiros", disse.