Segundo Lobão, “Vale, de algum modo, continua sendo estatal”

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta segunda-feira (12) que "de algum modo" a Vale continua sendo uma empresa estatal. "Pouca gente sabe que ela (a Vale), de algum modo, ainda continua sendo uma estatal porque quarenta e pouco por cento dela pertencem aos fundos de pensão do Banco do Brasil e da Caixa, que são, de algum modo, do poder público. E cerca de 12% pertencem ao BNDES" disse.

Em discurso na cerimônia de lançamento do Programa Nacional de Extensionismo Mineral, a uma platéia formada em parte por garimpeiros, Lobão disse que somando todas as participações, o poder estatal ainda tem, de um modo ou de outro, mais de 50% da Vale. "Embora o comando e a direção da empresa, por estes artifícios de natureza legal, pertençam aos 8% que são detidos por determinado banco privado", ponderou.

Um pouco depois do discurso, em entrevista, o ministro afirmou que não estava fazendo uma queixa com relação à gestão da Vale. "É apenas um registro. A Vale é bem dirigida e cresceu muito depois da privatização. Mas nós temos de ter consciência da presença do Estado nela", afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo