Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa em seis estados

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de rebanhos bovinos e de búfalos começou este mês, em seis estados brasileiros, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Roraima.

No mês que vem, a imunização será estendida a outras 16 unidades federativas: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a demanda de vacinas para 2007 é de 395 milhões de doses. Santa Catarina é o único estado considerado livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), desde 2000.

O Brasil é o maior exportador de carne bovina no mundo. No ano passado, as exportações de carne, para mais de 164 países, geraram US$ 8,3 milhões (cerca de R$ 15 milhões).

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa do ministério, a vacinação é importante para evitar a disseminação da doença, garantindo a saúde do rebanho e a qualidade da carne brasileira.

?É uma  importante ferramenta para erradicar a febre aftosa. O Brasil já erradicou essa doença. Nós utilizamos a vacina como forma de proteção, caso exista introdução de um vírus, que ele não se dissemine".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo