A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta sexta-feira (19) o resultado de pesquisa que mostra que a confiança do empresário industrial brasileiro na economia continua elevada. Trata-se da sondagem trimestral Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), concluída ontem. O índice de confiança ficou em 60,4 pontos em outubro, contra 60,3 da pesquisa anterior, divulgada em julho.
A CNI destaca uma elevação de 3,8 pontos na confiança em relação ao mesmo período de 2006, quando foram registrados 56,6 pontos. Os técnicos da CNI avaliam que a estabilidade dos índices de confiança do empresário, que têm se mantido no mesmo patamar desde o início do ano, "sugere a manutenção do ritmo de expansão da indústria".
A confiança se mantém elevada em relação a todos os segmentos. No caso das pequenas empresas, o índice de confiança ficou em 58 7 pontos, ante 58,3 pontos de julho. Também foi verificada alta de cinco pontos em relação ao mesmo período do ano passado. Nas empresas de médio porte, o índice se manteve praticamente inalterado: passou dos 59,8 registrados em julho para 59,7 pontos neste mês. Em outubro de 2006, a avaliação foi de 55,6 pontos.
As grandes indústrias, segundo o resultado da pesquisa, mostraram um índice de confiança de 62,1 pontos, 0,1 ponto acima do índice de julho e 2,7 pontos a mais do que em julho do ano passado. A CNI esclarece que, acima de 50 pontos, a avaliação indica confiança positiva. Foram feitas aos empresários quatro perguntas, abordando temas como a situação atual da empresa e da economia do País e as expectativas para os próximos seis meses. Foram ouvidos dirigentes de 810 empresas de pequeno porte, 466 médias e 226 grandes empresas em todo o Brasil, entre 27 de setembro e 18 de outubro.