Brasília – Desde que assumiu em janeiro deste ano a secretaria-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon fará sua primeira visita ao Brasil de 11 a 13 de novembro. Na agenda, além de encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário fará uma visita a uma usina de biocombustíveis e conhecerá, no Pará, pesquisas sobre a Amazônia.
Ban Ki-moon quer conhecer os esforços do Brasil na questão das mudanças climáticas. Segundo o chefe do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, ministro Luiz Alberto Figueiredo, esta é a principal pauta proposta pelo secretário às Nações Unidas.
Depois de conhecer uma usina de etanol de Jaboticabal, em São Paulo, o secretário será recebido pelo presidente Lula para um almoço no qual tratarão da agenda política internacional, como o processo de reforma das Nações Unidas.
O secretário vai a Belém e Santarém, no Pará, para conhecer projetos de combate ao desmatamento da Amazônia.
"A região amazônica é particularmente vulnerável às mudanças do clima. Estudos indicam que ela, assim como outras florestas tropicais, passam por um processo de savanização [transformação em savana]. O secretário está preocupado com isso", disse o diplomata.