Em um evento marcado justamente para debater uma flexibilização no rodízio municipal de veículos, com isenção do pagamento de multa para motoristas que não cometeram infração anterior, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, defendeu proposta radicalmente oposta: aumentar o período e a área de vigência das restrições.
Teixeira afirmou ser favorável a aumentar o rodízio para o dia todo, das 6h às 22h (hoje é das 7h às 10h e das 17h às 20h) e para todas as regiões da cidade, não apenas o centro expandido. O motivo alegado pelo secretário para a defesa da ampliação é ambiental: os congestionamentos fora da região central também poluem.
Mais tarde, sua assessoria de imprensa informou que essa é uma “opinião técnica” do secretário, sem confirmar se a secretaria encaminhará ao prefeito Fernando Haddad (PT) alguma proposta nesse sentido. Já a Prefeitura disse, em nota, que “qualquer alteração do rodízio depende de amplo estudo”, sem sinalizar apoio.
O tema discutido na audiência pública era o projeto de lei do vereador Mário Covas Neto (PSDB) que propõe que o motorista passe a ser apenas advertido caso fure o rodízio da primeira vez (recebendo os quatro pontos na carteira). Mas só pague multa em caso de reincidência. O projeto ainda vai a votação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.