Se Lula romper com setores da direita, Garotinho diz que o apoiará

O candidato derrotado do PSB à Presidência da República, Anthony Garotinho, disse hoje que só vai apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno se o petista romper com as alianças com setores de direita que fez na primeira etapa. ?Eu já coloquei minhas condições. Para Lula conseguir nosso apoio, tem que se livrar dessas alianças com partidos de direita. Temos compromisso com o povo. Lula está com o (ex-presidente José) Sarney e esses partidos que afundaram o Brasil. Ele vai ter de escolher com quem vai andar?, afirmou o ex-governador do Rio.

?Nós temos uma carta de princípios. Será que Lula vai aceitar o apoio do (senador) Antônio Carlos Magalhães (PFL), que é adversário de Fernando Henrique Cardoso??, indagou. Garotinho ressaltou que é ?um homem de partido?, e que a Executiva Nacional do PSB vai se reunir nesta semana para discutir apoios no segundo turno.

Ele culpou as pesquisas de opinião por sua derrota e disse que estaria na disputa com Lula ?caso os números não tivessem sido manipulados?. ?Minha diferença para o Serra foi de cinco pontos apenas e cinco são 2,5 para um e 2,5 para outro. Talvez eu tivesse chegado na frente dele se essas pesquisas de última hora não apontassem uma diferença enorme como apontaram.?

Ontem, durante as eleições, o socialista, que assistiu com ceticismo às primeiras parciais divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ameaçou pedir impugnação das eleições no Rio, por causa dos defeitos verificados em urnas eletrônicas os quais considerou ?muitos estranhos, gravíssimos e absurdos?.

Hoje de manhã cedo, o ex-governador do Rio acompanhou a mulher, Rosinha Matheus, eleita no primeiro turno da sucessão estadual com 51,2% dos votos, à estação de trens da Central do Brasil, para agradecer à população. ?Fico feliz por ter tido 15 milhões de votos.

Fiquei em segundo lugar em nove Estados e em primeiro no Estado que governei (no Rio, ele teve 42,1% dos votos, contra 40,2% de Lula).?

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo