Saúde da BA emite alerta sobre avanço da gripe H1N1

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu alerta para médicos, hospitais e postos do Estado por causa do avanço da gripe causada pelo vírus H1N1, também conhecida como gripe A. A preocupação tem relação com o aumento de 62% no número de casos confirmados entre janeiro e agosto, na comparação com o mesmo período de 2012.

Foram registrados, em 2013, 46 casos da doença e nove mortes – ante 16 registros e nenhum falecimento no mesmo período de 2012. Der acordo com a Sesab, as temperaturas mais baixas registradas no inverno de 2013, na comparação com os anos anteriores, têm contribuído para o maior contágio. Na madrugada desta quarta-feira, por exemplo, Salvador teve a temperatura mais baixa dos últimos três anos, 17,7 graus. Em Vitória da Conquista, no Centro-Sul Baiano, os termômetros chegaram a 12,8 graus.

A secretaria afirmou que a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, realizada no primeiro semestre, imunizou 1,9 milhão de pessoas no Estado – atingindo a meta do programa. A distribuição gratuita da vacina nos postos de saúde, porém, continua para os integrantes dos chamados grupos de risco (grávidas, bebês de até 2 anos e idosos com mais de 60 anos).