Sargento assume falha por falta de treino

Brasília – O comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, comunicou ontem que o governo decidiu descentralizar o controle do tráfego aéreo no País. A decisão foi tomada em reunião que Bueno participou no fim da tarde com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro da Defesa, Waldir Pires. Segundo Bueno, num prazo de seis a oito meses o controle aéreo dos vôos do Rio e de São Paulo serão repassados para centros nessas cidades.

Esses centros, informou, deverão ser ampliados. O objetivo, explicou, é desafogar o controle de tráfego aéreo de Brasília exercido pelo Cindacta -1, hoje responsável por 80% da movimentação no País – 2.600 vôos diários. Bueno informou que serão comprados equipamentos para tornar viável a mudança. Além disso, serão instalados sistemas alternativos de controle aéreo em Porto Alegre e Belém.

Falha humana

O maior apagão da história da aviação brasileira foi causado por falha humana. Aos prantos, um sargento assumiu ter colocado de forma invertida uma placa que ligava os sistemas de comunicação via rádio do Cindacta-1, o que causou pane inédita no sistema, na terça-feira. Com o apagão de rádio, seguiram-se a suspensão de todas as decolagens e o caos nos aeroportos de Brasília, Congonhas (SP) e Confins (MG). O sargento, cujo nome está sendo mantido em sigilo, garantiu que cometeu o erro involuntariamente, por falta de treinamento.

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