Pelo terceiro mês seguido, a cidade de São Paulo registrou aumento no número de assassinatos. De acordo com as estatísticas divulgadas hoje pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), foram 102 casos em maio –aumento de 21,4% em relação ao mesmo mês em 2011.

continua após a publicidade

O número de vítimas chegou a 107, o que configura aumento de 15%. Uma mesma ocorrência de homicídio doloso (intencional) pode ter mais de uma vítima, como em chacinas.

Na avaliação do acumulado do ano, ou seja, os assassinatos registrados desde janeiro, foram 464 ocorrências e 488 vítimas. Nestes casos, os aumentos em relação ao mesmo período de 2011 são de 16,3% e 15,3%, respectivamente.

A secretaria não comentou a alta nos homicídios, mas destacou que houve queda nos casos de latrocínio -roubo seguido de morte. Foram 46 casos neste ano contra 47 no ano passado.

continua após a publicidade

A PM atribui a melhora do índice ao reforço do policiamento preventivo. O coronel Marcos Roberto Chaves da Silva, responsável pelo policiamento da capital, afirma que diversas operação são planejadas a partir das estatísticas. “Nessas operações, armas são recolhidas e fica uma presença constante da Polícia Militar nas ruas”, diz.

Em novembro do ano passado, também foi criada no DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) uma delegacia especializada na investigação de latrocínios.

continua após a publicidade

Estado

Em todo o Estado, a SSP registrou ligeira queda nos assassinatos. Foram 328 casos em maio contra 339 no ano passado, um decréscimo de 3,2%. O número de vítimas caiu 6,1%.

No acumulado do ano, foram 1.784 ocorrências e 1.872 vítimas. Nestes casos, a queda em relação ao mesmo período de 2011 foi de 4,5% e 3,9%, respectivamente.

O Estado também registrou queda nos casos de latrocínio. Foram 149 casos neste ano contra 154 no ano passado –queda de 3,2%.