São Paulo tem 2 milhões de desempregados

A taxa de desemprego total na Região Metropolitana de São Paulo passou de 19,7% em julho, para 20% da População Economicamente Ativa (PEA) em agosto, a maior taxa já registrada na região desde o mês de agosto de 1985. Já o rendimento médio registrado na região em julho (R$ 898) é o pior para o mês desde 1993.

Os dados foram divulgados na manhã de ontem e fazem parte da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo, apurada em conjunto pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

Esse aumento percentual representa um acréscimo de 35 mil pessoas no contingente de desempregados, que decorreu da eliminação de 8 mil ocupações, simultaneamente ao ingresso de 27 mil pessoas na força de trabalho regional.

De acordo com resultados do estudo, em agosto, 1,969 milhão pessoas estavam desempregadas na Região Metropolitana. O acréscimo observado na taxa de desemprego total é motivado, segundo a pesquisa, pela elevação da taxa do desemprego aberto que passou de 12,7% em julho para 12,9% em agosto, resultando em 1,270 milhão de pessoas sem trabalho.

Segundo atributos pessoais, destacou-se o crescimento da taxa de desemprego total para os homens (3,0%), os chefes de domicílio (2,5%) e as pessoas de 18 a 24 anos (1,7%). Em relação a agosto de 2002, o crescimento de 9,3% da taxa de desemprego total resultou do aumento para todos os segmentos populacionais analisados, com destaque para os chefes de domicílio (16,0%), as pessoas de 18 a 24 anos (13,4%), as de 40 anos e mais (12,7%) e as mulheres (10,3%).

O nível de ocupação manteve-se relativamente estável (-0,1%), interrompendo o desempenho favorável dos quatro meses anteriores. Em agosto, a indústria apresentou diminuição de 72 mil postos, praticamente contrabalançado pelo crescimento do emprego nos serviços (50 mil postos) e no Comércio (14 mil).

Nos últimos doze meses, ocorreu um aumento no número de desempregados na Região Metropolitana de São Paulo em 196 mil pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo