A produção de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) bateu recorde ontem com a marca de 73,4 mil litros por segundo, de acordo com a empresa, que pede colaboração da população para economizar. O recorde anterior é de 10 de fevereiro de 2011, quando a empresa produziu 73,14 mil litros de água por segundo.
A média de produção de água da Sabesp é de 67 mil litros por segundo e já nos primeiros dias de fevereiro deste ano a Companhia havia registrado elevação para 73 mil litros. Esses 6 mil litros de água por segundo a mais são suficientes para abastecer cerca de 1,8 milhão de habitantes, equivalente a uma cidade do porte de Curitiba, por exemplo.
“Temos o verão todo pela frente ainda. Se usar água de forma racional, não vai faltar”, ressalta o diretor Metropolitano da Sabesp, Paulo Massato. “A população tem que ter consciência de que água é um produto escasso na Região Metropolitana de São Paulo”, afirma o diretor. A Grande São Paulo é uma das mais escassas em recursos hídricos do País: são apenas 146 mil litros disponíveis por habitante ao ano, volume muito inferior aos 2,5 milhões de litros anuais recomendados pela ONU.