continua após a publicidade

  Foto: Aliocha Maurício

Todas as crianças abaixo de 5 anos devem ser vacinadas.

Brasília – Com o tema "Tem que vacina, não pode boberar", o Ministério da Saúde realiza no próximo sábado (14) a primeira etapa da Campanha Nacional contra a Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Gerson Penna, disse nesta quarta-feira (11), que a meta é imunizar 16 milhões de crianças menores de cinco anos em cada etapa da campanha. Todos os postos de saúde do país funcionarão no sábado, das 8h às 17h. A segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil será realizada no dia 9 de agosto

?Os pais e responsáveis por menores de cinco anos devem assumir o compromisso de levar as crianças para tomar as gotinhas que protegem contra a poliomelite, pois temos que formar uma proteção individual e coletiva, para reduzir o risco de reintrodução da doença.Os dados da OMS [Organização Mundial da Saúde] apontaram falta de proteção em crianças de 1 ano?, afirmou.

continua após a publicidade

O secretário disse que espera-se manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da doença.

A vacina contra a poliomelite é considerada pela OMS como a única maneira de combater totalmente a doença. Pesquisa da instituição constatou que, de janeiro até o último dia 3, foram confirmados 522 casos de paralisia infantil no mundo. Na avaliação do secretário, a população deve ficar alerta, pois o vírus da pólio ainda circula em países da Áfria e da Ásia.

continua após a publicidade

Penna recomendou aos pais e responsáveis que levem o cartão de vacinação das crianças e que todos levem suas crianças menores de cinco anos, mesmo que a vacinação esteja em dia.