As ruas da cidade de São Paulo passaram a abrigar 1.428 novos moradores nos últimos quatro anos. As informações são da Prefeitura, que entre maio e setembro de 2014 fez 62.405 abordagens a pessoas nas ruas da capital. A maioria das abordagens se concentrou na região central de São Paulo.
Segundo informações preliminares da Prefeitura, em 2011, havia 14.478 pessoas em situação de rua. O número subiu para 15.906 neste ano. Para o governo municipal, uma das explicações seria o número dos moradores totais da cidade – entre 2011 e 2015 o incremento foi de 201.485 pessoas.
Os dados detalhados da pesquisa serão divulgados na tarde desta sexta-feira, 08, na sede do governo municipal.
Para a população em situação de rua, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social oferece o serviço de 40 centros de acolhida, além de repúblicas e espaços de conveniência. Moradores de rua idosos, mulheres e convalescentes podem ser encaminhados para centros de acolhida especiais.
A forma de acesso ao serviço é por encaminhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de outros serviços socioassistenciais, além de demanda espontânea.