O Rio Grande do Sul chegou ao oitavo dia de temperaturas negativas neste sábado. A rede de observadores da MetSul Meteorologia detectou marcas de 2,9 graus abaixo de zero em Santa Rosa, no noroeste do Estado, e 2,2 graus abaixo de zero em Canela, na Serra do Nordeste. A marca mais baixa das estações do 8º Distrito de Meteorologia, do Inmet, foi de 0,4 grau positivo em Ibirubá, no noroeste.
“Este é o período mais longo de temperaturas negativas dos últimos dez anos”, afirma o meteorologista Eugênio Hackbart, da MetSul. Neste sábado ainda ocorreram geadas no sul, oeste e norte do Rio Grande do Sul.
A massa de ar polar que provocou a onda de frio está deixando o Estado. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia para o início da semana indica temperatura mínima de 3 graus positivos na madrugada deste domingo e máxima de 27 graus na tarde de terça-feira. O céu, que permaneceu limpo durante a maior parte dos dias gélidos, passará a encoberto e haverá pancadas de chuva pelo menos até quarta-feira.