A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), chegou no começo da tarde ao Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi, zona sul de São Paulo, onde passará por uma cirurgia amanhã para retirar um aneurisma do cérebro. Ela aparentava nervosismo, mas disse estar confiante e contou que os últimos exames apontaram a necessidade urgente da operação. “Não tenho sintomas, mas tem de fazer”, disse. “O aneurisma está de um tamanho que já não dá mais para esperar.”
A operação foi antecipada em um dia pela equipe do médico Evandro de Oliveira. Hoje a governadora fará exames e, após o procedimento cirúrgico, deve ficar internada por sete dias. Essa é a 21ª cirurgia a que a governadora se submete e que ela considera a mais preocupante. “Já fiz muitas cirurgias muito delicadas, mas, quando você fala em cabeça, sente um pouco mais de apreensão. A cabeça é o que comanda tudo”, disse.
A governadora, que tomou posse há pouco mais de um mês – depois da cassação do ex-governador Jackson Lago (PDT) sob acusação de abuso de poder -, disse não estar ansiosa para retomar o trabalho. “Quando eu me desliguei do governo, me desliguei de tudo. Agora a prioridade é a minha saúde. Estando bem, eu volto.” Roseana disse que sua maior motivação para voltar ao Maranhão é rever os netos. Com a ausência da governadora, o vice-governador João Alberto de Souza (PMDB) assumiu o comando do Estado.