O aumento do número de casos de dengue em Rondônia deixa as autoridades de saúde em alerta. Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, Rondônia possuiu 22.138 casos de dengue concentrados, na maior parte, em 17 municípios.
Ao todo 15 pessoas já morreram supostamente vítimas da dengue. Jaru, Cacoal, Ariquemes e Pimenta Bueno lideram as estatísticas de municípios com maior risco de contaminação. Apesar do alto número de casos, o governo descarta epidemia.
Cacoal, a cerca de 500 quilômetros de Porto Velho, foi onde houve registros de mais mortes, somando cinco vítimas. O Ministério Público, por meio da da promotoria de saúde, sugeriu medidas para coibir a proliferação de casos. Entre as sugestões está a publicação de decreto pela prefeitura instituindo multa aos proprietários de terrenos que deixam acumular água.
No Centro de Medicina Tropical de Rondônia – Cemetron -, hospital referência no atendimento à pacientes com dengue no Estado, que fica em Porto Velho, foi implantado uma enfermaria exclusiva para atender os casos, com capacidade para dez leitos. No ano passado a unidade atendeu 322 casos, incluindo uma morte.