O rodízio de trânsito pode ser ampliado em 2014 em São Paulo. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 20, pelo secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, ao revelar o impacto das faixas de ônibus no dia a dia dos passageiros. No início de janeiro, a Prefeitura publicará um estudo que mostra que mais 240 quilômetros de vias estão aptos a receber a restrição à circulação de automóveis, que hoje vigora apenas no centro expandido da capital paulista.
“Você tem várias alternativas, a que melhor conseguiu dar um conforto para o usuário do carro e melhorou a mobilidade é ampliar o rodízio nas principais avenidas da cidade”, disse. Devem receber o rodízio avenidas fora da região central, como Radial Leste, Engenheiro Luiz Carlos Berrini, Raimundo Pereira de Magalhães e Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
Com a medida, a Secretaria Municipal dos Transportes prevê um aumento da velocidade do trânsito de 20%. A proibição manterá o padrão atual – a cada dia, dois números finais de placa ficam privados de circular nos horários de pico da manhã e da tarde. Não há intenção de aumentar o tempo do rodízio, afirmou Tatto.
De acordo com ele, foram feitas diversas simulações para ampliar o rodízio. Uma considerava a ampliação para a capital inteira, por exemplo. Outra, aumentar o número de placas restritas. Mas o melhor cenário foi o que indicou a instalação do rodízio nas grandes avenidas, as chamadas “arteriais 1”.
Fiscalização
Para evitar multas indevidas, Tatto disse que os carros poderão cruzar essas avenidas sem serem considerados infratores. “Permitindo que o motorista do carro possa atravessar a avenida, portanto, de um bairro para outro.” A fiscalização será feita com radares. Mas Tatto disse que a aplicação de multas só deve começar alguns meses depois que o rodízio for decretado nessas vias para que os motoristas tenham um tempo de se adaptar à nova regra.
“Uma coisa é você anunciar que o rodízio está valendo a partir do dia 15. A outra coisa é a fiscalização. Então, se a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disser para nós que precisa de três meses para sinalizar, então, a fiscalização começa daqui a três meses. Agora, a fiscalização não tem nada a ver com o início do rodízio porque as pessoas podem começar a se comportar como tal”, afirmou. “O sentido é reeducar o comportamento das pessoas.”
A instalação de um pacote de mais de 800 radares começa em março. Os aparelhos flagrarão infrações como invasão de corredores e faixas exclusivas, excesso de velocidade e desrespeito ao rodízio. No primeiro semestre, a CET já havia anunciado a intenção de ampliar o rodízio para algumas vias da cidade, mas o prefeito Fernando Haddad (PT) pediu para que as projeções de impacto no trânsito fossem refeitas. Os resultados obtidos nessa reanálise indicaram o mesmo que o primeiro levantamento.