Roberto Freire tenta conter reajuste de 25%

Brasília – O deputado Roberto Freire (PE), presidente nacional do PPS, apresentou ontem recurso ao plenário da Câmara para invalidar o aumento de 25% na verba de gabinete, concedido na semana passada pela mesa diretora. O requerimento de Freire precisa ser colocado em pauta pelo presidente Severino Cavalcanti. ?Esse aumento não tem nenhuma justificativa, já que está tramitando no Senado matéria aprovada aqui na Casa que reajusta em 15% os salários dos funcionários da Câmara, inclusive os daqueles que trabalham nos gabinetes?, argumentou Freire, ao defender que o plenário decida sobre o assunto. Ele advertiu os colegas para a repercussão negativa que a elevação da verba provocou na sociedade.

?Ontem, numa cidade próxima de Brasília, vereadores que aumentaram os ganhos do prefeito, dos secretários e seus próprios subsídios precisaram da proteção da polícia para não serem linchados?, disse, lembrando episódio ocorrido na Cidade Ocidental (GO). Para Freire, este clima é preocupante. Os parlamentares têm recebido centenas de e-mails com protestos e, muitas vezes, grosserias, por causa da elevação dos recursos reservados aos gastos com despesas de gabinete.

?O constrangimento é geral. Somos perguntados, questionados, porque estão pensando que esse aumento de verba de gabinete é aumento para parlamentares, porque existe esta suspeita.? Freire acha que a medida gera apenas ?incompreensão? da opinião pública e da imprensa, que vão considerar esse aumento um salário indireto para parlamentares ou, ?pior ainda, salário de laranjas, que repassariam o dinheiro para os deputados?. Freire acha que denúncias como essas são muito graves e devem merecer investigação da corregedoria da Casa. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo