O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), convocou uma reunião de emergência depois que o Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) detectou, em uma vistoria nesta manhã, 100% de chance de explosão em cinco bueiros no centro da capital fluminense.
Em outros sete bueiros, a chance de explosão variava de 60% a 80%. Participarão da reunião representantes do CREA-RJ, da concessionária de energia Light, da Companhia Estadual de Gás, Ministério Público, Governo do Estado e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No início desta tarde, as fiscalizações estavam concentradas na Rua da Assembleia, onde, na última segunda-feira, quatro bueiros explodiram e deixaram duas pessoas feridas. A ação será feita em outras vias até o final do dia.
A Rua da Assembleia, entre a Avenida Rio Branco e Rua Gonçalves Dias, permanecia bloqueada hoje por determinação do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. A Light e a Companhia Estadual de Gás (CEG) realizam serviço no local para manutenção na rede subterrânea e vistoria de bueiros. Não há previsão para liberar o trânsito na área.
Na quarta-feira, a Light fechou um acordo com o MP. Sob ameaça de ter de pagar multa de até R$ 1 milhão por cada nova explosão, a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se com prazos para reformas e com o pagamento de R$ 100 mil para cada bueiro que explodir, desde que haja dano patrimonial, lesão corporal ou morte.