Risco de explosão de bueiros faz Paes convocar reunião

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), convocou uma reunião de emergência depois que o Conselho Regional de Engenharia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) detectou, em uma vistoria nesta manhã, 100% de chance de explosão em cinco bueiros no centro da capital fluminense.

Em outros sete bueiros, a chance de explosão variava de 60% a 80%. Participarão da reunião representantes do CREA-RJ, da concessionária de energia Light, da Companhia Estadual de Gás, Ministério Público, Governo do Estado e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No início desta tarde, as fiscalizações estavam concentradas na Rua da Assembleia, onde, na última segunda-feira, quatro bueiros explodiram e deixaram duas pessoas feridas. A ação será feita em outras vias até o final do dia.

A Rua da Assembleia, entre a Avenida Rio Branco e Rua Gonçalves Dias, permanecia bloqueada hoje por determinação do Instituto de Criminalística Carlos Éboli. A Light e a Companhia Estadual de Gás (CEG) realizam serviço no local para manutenção na rede subterrânea e vistoria de bueiros. Não há previsão para liberar o trânsito na área.

Na quarta-feira, a Light fechou um acordo com o MP. Sob ameaça de ter de pagar multa de até R$ 1 milhão por cada nova explosão, a empresa assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), comprometendo-se com prazos para reformas e com o pagamento de R$ 100 mil para cada bueiro que explodir, desde que haja dano patrimonial, lesão corporal ou morte.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna