O excesso de chuva nos primeiros dias do ano provocou o transbordamento do Rio Atibaia, na cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo. Quase 450 casas foram tingidas em 11 bairros. Na tarde de hoje, o nível do rio estava em 4,2 metros, cerca de 1,2 metro acima da calha.
Segundo a prefeitura de Atibaia, somente ontem choveu o equivalente ao volume previsto para toda a primeira quinzena do mês de janeiro. Não há registro de desabrigados, mas muitas famílias tiveram de ir para a casa de parentes ou amigos, sendo que algumas deixaram suas residências com a ajuda das equipes da Defesa Civil. Além de disponibilizar caminhões de mudança para quem precisa abandonar sua casa, a Defesa Civil está oferecendo suportes para erguer móveis e evitar que eles sejam danificados pelas enchentes.
Em 2010, o volume de água do rio também subiu e provocou alagamentos na cidade. Porém, o problema ocorreu porque a Sabesp liberou um grande volume de água no rio, pois as represas de Nazaré e Piracaia estavam cheias. Na época, a Justiça determinou que a empresa realizasse serviços de limpeza e desassoreamento do curso d’água, o que preveniria novos alagamentos.