A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul anunciou hoje que a queda no número de casos confirmados de gripe suína no Estado permitirá a revogação da portaria que suspendia a realização de cirurgias eletivas (sem urgência). A medida será tomada em função da queda do número de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). No final de julho, foram 300 casos e, agora, são 150. Com a revogação da portaria, as cirurgia eletivas voltam a ser realizadas normalmente em todo o Estado.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário da Saúde, Osmar Terra, o pico da gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul aconteceu na última semana de julho, quando foram notificados 1.003 casos. Na primeira semana de agosto, foram 943, depois 616 e a última semana deve fechar em 200 casos, ou seja, 20% do que foi registrado no final de julho.

O secretário informou também que, na cidade de Rio Grande, por decisão da prefeitura municipal, baseada nos números que mostram a diminuição dos casos, as aulas serão retomadas normalmente nesta segunda-feira. Vinte municípios da zona sul, contudo, decidiram prorrogar as férias até início de setembro por considerar que o pico da doença se daria nas duas últimas semanas de agosto, o que acabou não se concretizando.

continua após a publicidade