O governador Roberto Requião disse nesta sexta-feira (15) que o Brasil não pode esquecer o exemplo deixado por Zilda Arns em seu trabalho à frente da Pastoral da Criança. Para isso, ele irá sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação de Zilda ao prêmio Nobel da Paz.

continua após a publicidade

“A vida de Zilda Arns foi um exemplo de militância em favor da vida. Como fundadora da Pastoral da Criança, ela salvou milhares de vidas”, disse Requião, ao deixar o velório que está sendo realizado no Palácio das Araucárias, sede do Governo do Paraná. Acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB), e do deputado federal José Aníbal (PSDB/SP), o governador passou cerca de 30 minutos no velório.

Requião também irá pedir ao presidente que se institua um prêmio com o nome da fundadora da Pastoral da Criança para homenagear cidadãos e instituições que se destaquem no combate à mortalidade infantil. “Minha ideia é que essa homenagem simbolize o a presença e o testemunho cristão de Zilda na Pastoral da Criança”, explicou o governador.

“Zilda Arns foi um exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo todo. Ela veio ao mundo para servir de exemplo. Sua trágica morte nos deixa um exemplo de respeito, por ela e pela atuação que teve ao longo de sua vida. Era despojada de vaidades, voltada às causas sociais”, falou Michel Temer.

continua após a publicidade

No início da tarde, o arcebispo primaz do Brasil, Dom Geraldo Majela Agnello, celebra um culto com participação restrita aos familiares. Em seguida, o velório volta a ser aberto à população.

Zilda Arns Neumann, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, morreu as 75 anos vítima do terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira (12). Ela estava na capital, Porto Príncipe, onde fazia palestra sobre o trabalho da Pastoral da Criança.

continua após a publicidade

No sábado (16), Dom Geraldo Majela Agnello, irá celebrar uma missa de corpo presente, com participação restrita a familiares. A cerimônia começa às 14 horas será transmitida ao vivo pela TV Paraná Educativa. O corpo de Zilda Arns será enterrado no Cemitério Municipal da Água Verde – a cerimônia também será restrita aos familiares.