Repatriação de brasileiros será discutida com governo espanhol

O endurecimento das regras para entrada de brasileiros na Espanha será tratado nesta terça-feira (1) pelos governos dos dois países, em reunião em Madri. O Brasil estará representado pelo embaixador Otto Maia, subsecretário-geral de Comunidades Brasileiras no Exterior.

O encontro foi proposto no dia 12 de março pelo ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, ao chanceler Celso Amorim, diante da insatisfação do governo brasileiro frente à repatriações consideradas injustificadas e ao tratamento dispensado pelas autoridades imigratórias espanholas a cidadãos brasileiros.

No dia 6 deste mês ? um dia após 30 brasileiros terem sido barrados no aeroporto de Madri – o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota manifestando inconformidade do governo com as medidas tomadas pelas autoridades imigratórias espanholas e dizendo que analisaria ?a adoção de medidas apropriadas em resposta ao ocorrido, tendo em conta, inclusive, o princípio da reciprocidade".

No primeiro bimestre deste ano, 2.231 brasileiros foram repatriados pela União Européia ? destes, 797 pela Espanha. Segundo informações da Embaixada da Espanha no Brasil, cerca de 800 brasileiros chegam diariamente à Espanha e 1%, em média, é impedido de ingressar no país. O endurecimento das regras e a consequente intensificação das repatriações no começo deste ano seria uma exigência da União Européia, uma vez que a Espanha é porta de entrada de imigrantes ilegais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo