Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou na tarde desta quinta-feira (28), ao chegar ao Congresso, que não tem oposição ao nome de Renato Casagrande (PB-ES) para a relatoria do processo que corre contra ele no Conselho de Ética.
?Isso não é problema meu, é problema do conselho. É o conselho que vai decidir quem será o relator?, afirmou Renan. ?Não cabe a mim, como presidente do Senado, decidir sobre relatoria?, completou. O nome de Casagrande foi sugerido pelo novo presidente do conselho, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), eleito ontem à noite. O socialista não respondeu oficialmente ainda à indicação.
Renan reafirmou sua disposição de seguir lutando para provar inocência. ?Se for preciso ir ao conselho, eu vou. Não há problema?, afirmou. ?Eu já tive pressa, mas acho que a maior pressa a partir de agora é com a comprovação dos fatos.?
Ele criticou seus acusadores, a jornalista Mônica Veloso e o advogado dela, Pedro Calmon. ?Cada dia está ficando mais claro essa coisa da chantagem, da gravação. Disseram que não havia perícia, está demonstrado que há perícia. O Brasil aos poucos está tomando conhecimento de tudo isso?, afirmou, em referência às gravações entregues por Calmon ao Conselho de Ética, ontem à noite (27).
Renan também elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, em cerimônia hoje pela manhã no Ministério Público Federal, pediu mais cuidado para que pessoas sob investigação não sejam prejulgadas. ?Mais do que qualquer ligação política que nós tenhamos, o presidente Lula é, sobretudo, um grande amigo, uma pessoa que tem comigo o melhor relacionamento.?