Brasília – O presidente do Senado, Renan Calheiros, qualificou de "total e absolutamente falsa" a informação publicada nesta quinta-feira (7) pelo jornal Correio Braziliense, de que auditores da Receita Federal teriam descoberto que ele só declarou em seu imposto de renda a posse de duas propriedades rurais após a publicação das denúncias de que terceiros pagariam suas contas pessoais.
"É total e absolutamente falsa a afirmação sustentada na matéria de que apresentei declarações retificadoras do Imposto de Renda após se tornarem públicos fatos envolvendo minha vida privada", afirma o senador na nota oficial divulgada por sua assessoria no início da noite.
A reportagem ressalta que as declarações de retificação do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), à Receita Federal, não quer dizer que o presidente do Senado tenha praticado sonegação fiscal ou crime tributário. Mesmo assim, Calheiros sustenta, na nota, que suas atividades rurais foram declaradas e estariam comprovadas nas suas declarações de renda entregues ao Senado anualmente.
A íntegra da nota do parlamentar é a seguinte:
"Em virtude de reportagem publicada hoje pelo jornal Correio Braziliense, faço os seguintes esclarecimentos com o propósito de repor a verdade:
1 – É total e absolutamente falsa a afirmação sustentada na matéria de que apresentei declarações retificadoras do Imposto de Renda após se tornarem públicos fatos envolvendo minha vida privada;
2 – Minhas atividades rurais foram declaradas conforme as declarações de renda entregues ao Senado anualmente;
3 – Declarações de renda, inclusive já publicamente exibidas, informam todos os meus rendimentos e em nenhum momento procedi qualquer retificação para incluir rendimentos não declarados."