Por dois votos a um, os relatores do Conselho de Ética do Senado no processo contra o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiram encaminhar à Mesa Diretora do Senado o pedido para que seja feita perícia da Polícia Federal em todos os documentos apresentados por Renan em sua defesa. O relator Almeida Lima (PMDB-SE) votou contra o pedido, mas acabou assinando a solicitação que será encaminhada à Mesa.

continua após a publicidade

"Assinei como voto vencido, mas registrei ser contra essa decisão, pois acredito que tal tipo de investigação, quando envolve membros do Congresso, só deve ser feita com autorização do Supremo Tribunal Federal", afirmou. Apesar do apoio a Renan, Almeida Lima negou estar se comportando na relatoria do processo como advogado do presidente do Senado.

Os outros dois relatores do processo, os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-MS) votaram a favor do pedido de perícia. Segundo Casagrande, o fato de a decisão não ter sido unânime entre os relatores não muda nada. "A Comissão é feita de três pessoas para isso mesmo. Não há racha", disse. Os três relatores participaram de reunião com o presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO). Segundo acordo costurado ontem entre a oposição e os governistas, ainda nesta quinta a Mesa Diretora vai analisar o pedido dos relatores.

continua após a publicidade