Brasília – O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) já começou a ler o relatório sobre o processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusado de usar a construtora Mendes Jr. para pagar contas pessoais. Antes do início da leitura, no Conselho de Ética, o relator sofreu duras críticas do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) por não ter tomado depoimentos dos envolvidos.

continua após a publicidade

?É de praxe que pessoas apontadas nas supostas irregularidades sejam ouvidas, para que possamos decidir com mais justiça?, afirmou Demóstenes. Epitácio respondeu: ?Fiz [o relatório] com celeridade, pelo mal que isso [as acusações contra Renan e a repercussão delas] tem causado à Casa. Tenho a obrigação de dizer logo o que penso?.

Não foram tomados depoimentos da jornalista Mônica Veloso (cujas contas referentes ao filho que teve com Renan teriam sido pagas pela construtora), do lobista da Mendes Jr. Cláudio Gontijo, de técnicos da Receita Federal e outros citados em gravações da Polícia Federal.

Antes da leitura, alguns parlamentares criticaram a apresentação do relatório, que consideram prematura, e se mostraram dispostos a pedir vistas ao processo.

continua após a publicidade