O roteiro preliminar apresentado pelo deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), que será relator da comissão parlamentar de inquérito (CPI) mista que vai investigar o mau uso dos cartões corporativos, propõe a convocação de antigos ministros do Planejamento, desde a época do governo Fernando Henrique Cardoso. Pela proposta do petista, um dos que deverão ser chamados é Paulo Paiva, que comandou a pasta do Planejamento entre 1998 e 1999, época em que foram criados os cartões. O roteiro precisa ser aprovado pelo plenário da CPI, o que deverá ocorrer na próxima semana.

continua após a publicidade

Mas antes de convocarem os ministros, a presidente da CPI, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), e Luiz Sérgio já acertaram os depoimentos, na semana que vem, do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues, e do controlador-geral da União, Jorge Hage. Esses vão ser os primeiros requerimentos que deverão ser aprovados pela CPI. "Vamos ouvir primeiro o TCU e a CGU porque são os órgãos que já estão fazendo investigação sobre os desvios", disse Serrano.

Para facilitar a aprovação de sua proposta de roteiro, o petista também defendeu que a investigação comece "a partir dos fatos determinados, constantes do requerimento inicial, retroagindo até a data de implantação dos cartões corporativos, em 2001". Ele propôs ainda a investigação de "todos os órgãos do governo federal, inclusive, ministérios, secretarias especiais, autarquias, empresas pública e fundações". O petista não menciona a presidência da República.

continua após a publicidade