O ministério da Educação anunciou ontem o resultado do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2005. Foram avaliados 6.843 cursos de graduação, de 1.059 instituições de educação superior. Na escala de 1 a 5, dos cursos examinados, 27% obtiveram conceitos 4 e 5 (os mais altos); 20%, conceitos 1 e 2 (os mais baixos); 53%, conceito 3 (médio). O Sul e o Nordeste apresentaram o maior percentual de conceitos altos. Respectivamente, 29,9% e 29,8%. Norte e Centro-Oeste tiveram os maiores percentuais de conceitos baixos -31,4% e 28,5%.
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), 18 cursos foram analisados e o de matemática obteve a maior nota (5), seguido dos cursos de geografia, história, engenharia civil, engenharia florestal e biologia que ficaram com (4). Na Universidade Estadual de Londrina (UEL), seis cursos ficaram com conceito 4: computação informática, engenharia eletrônica, história, letras, matemática e pedagogia.
Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), as melhores avaliações foram para pedagogia, biologia, ciências sociais, geografia e história, que obtiveram conceito 4. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa, nenhum curso ficou com nota menor do que 3. Já a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) teve o curso de arquitetura e urbanismo como destaque. Participaram do Enade 76 instituições do estado.