O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) disse que além de necessário é possível se fazer a Reforma Tributária, mas ponderou que não sabe "se este ano, um ano eleitoral, é o mais indicado para a sua realização". Ele argumentou que o Congresso sempre quer executar a reforma em um período de 6 meses, mas ele acha que deveria ser realizado um programa que permitisse ao longo de dez anos, realizar a Reforma. "Realizar uma Reforma Tributária passo-a-passo, é o que precisamos. Ao contrário, encontraremos dificuldades", disse.
Ele disse que a Reforma é importante e necessária, mas que "não está tão otimista", e explicou: "Eu não estou tão otimista a ponto de achar que a podemos realizar em um ano eleitoral. Mas acho que se dermos um passo, já será uma vitória importante". O deputado está comemorando neste sábado (1/3) 30 anos de vida pública, por isso recebe uma homenagem do seu partido com a presença de vários políticos.
Lula e o poder Judiciário – Sobre a polêmica entre o presidente Lula e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rebelo avaliou que a polêmica é natural para um ano eleitoral. "Em ano eleitoral, o Governo Federal vai lutar para executar suas obras, o que é legitimo. E a Justiça Eleitoral vai exercer o seu papel fiscalizador, o que também é legitimo e natural". Rebelo preferiu não se alongar sobre este assunto.