Reforma política deve dominar debates desta semana na Câmara

Brasília – A reforma política deve dominar os debates desta semana na Câmara dos Deputados. Os líderes partidários reúnem-se na manhã de  terça-feira (19) com o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para tentar um entendimento que permita a votação da matéria em plenário.

Na semana passada, Chinaglia deu por encerrado o acordo de líderes que já estava praticamente acertado e tudo voltou à estaca zero. "O acordo que havia sido fechado sobre a ordem de votação não existe mais, mas pode ser refeito", afirmou Chinaglia, em entrevista à imprensa. Segundo ele, na reunião de terça-feira, os líderes é que vão estabelecer os pontos prioritários da reforma para a votação em plenário.

Um dos pontos em que os líderes tentam acordo é o sistema de lista para candidatos. Por esse mecanismo, os partidos estabeleceriam uma lista com o nome dos candidatos que seria submetida aos eleitores. Segundo Chinaglia, a tendência é a adoção de um sistema flexível, pelo qual o eleitor poderia votar na lista partidária e também no candidato de sua preferência. Outra questão é o financiamento público das campanhas. Os líderes vincularam a aprovação do  tema à adoção do sistema de lista partidária. Se aprovado, a direção dos partidos não mais poderá repassar recursos para a campanha de seus filiados.

Além do debate da reforma política, outros trabalhos ocuparão os deputados esta semana, principalmente nas comissões. Para amanhã (18), às 15 horas, está prevista a realização de um seminário em comemoração aos 99 anos da imigração japonesa para o Brasil. Na terça, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo reúne-se, às 9 horas, para ouvir a presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino. Às 13 horas, a CPI ouve a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Na quinta (21), às 9 horas, os deputados da CPI tomam o depoimento da diretora da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Eleuza Terezinha Manzoni, apontada pela imprensa como uma das coordenadoras de supostas licitações irregulares realizadas pela empresa. Às 9 horas, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado realiza o II Fórum Nacional sobre Papiloscopia e Institutos de Identificação do Brasil.

Na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, está prevista uma audiência pública, às 14 horas, com o ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, para discutir o pagamento do chamado seguro-defeso, uma espécie de seguro-desemprego pago a pescadores artesanais na época da reprodução de peixes.

Na quarta-feira (20), às 9 horas, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, deve participar de reunião na Comissão de Finanças e Tributação, que analisará a arrecadação de impostos e contribuições de competência da União referentes ao mês de maio.

Às 10 horas, na Comissão de Minas e Energia, haverá audiência pública para discutir o plano de ação da Eletrobrás. O convidado é o presidente e diretor de engenharia do órgão, Valter Luiz Cardeal de Souza. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) tem uma série de medidas voltadas para a ampliação de investimentos de geração de energia e construção de novas linhas de transmissão.

No mesmo horário, está prevista reunião na Comissão de Defesa do Consumidor para avaliar a evolução das tarifas bancárias e a alteração na forma de cálculo da rentabilidade das cadernetas de poupança. Foram convidados o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Às 10h30, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, fala sobre o registro e a venda fracionada de medicamentos. Também foram convidados o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Melo, e o presidente da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma), Josimar Henrique da Silva.

Já a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público reúne-se, às 10 horas, para tratar do direito de greve no serviço público, da criação do fundo de pensão dos servidores da União e do cálculo de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, foi convidado para as discussões.

A situação financeira da previdência pública brasileira também está na agenda de debates da Câmara nesta semana. A Comissão de Seguridade Social e Família realiza quinta-feira, às 14 horas, reunião para discutir o andamento dos trabalhos do Fórum Nacional de Previdência Social e a necessidade de uma nova reforma do setor. Os convidados para debater a possibilidade de nova reforma do sistema previdenciário público foram o secretário de Previdência Social do Ministério da Previdência, Helmut Schwarzer, e o vice-presidente de Comunicação Social da Associação Nacional de Auditores Fiscais da Previdência Social (Anfip), Ovídio Palmeira Filho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo