Brasília – Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, assinaram nesta terça-feira (4) duas portarias criando grupos de trabalho para analisar a reestruturação do ensino médio e a relação entre os estados e educação.
Os grupos vão estudar melhorarias para o ensino profissionalizante e o ensino médio, e o fortalecimento a parceria entre União, estados e municípios para desenvolver a educação em todo país.
O ministro Mangabeira Unger explicou que um grupo vai cuidar do ?elo fraco? do sistema de ensino médio; usar a rede de escolas médias federais para liderar uma mudança do método de ensino em todos os níveis da educação pública e dar o exemplo de um novo modelo de ensino técnico e profissional.
O segundo grupo, segundo o ministro, vai tratar da reconciliação entre a gestão local da escola pelos estados e municípios e padrões nacionais de investimento e qualidade.
?A qualidade do ensino que uma criança brasileira recebe não pode depender do lugar onde ela nasce. Por isso, quando o estado ou o município não conseguir alcançar os padrões nacionais de investimento e qualidade, os três entes da federação, União, estado e município, deverão se unir para socorrer aquela escola local, garantindo que todos tenham o mesmo padrão nacional de educação?, disse.
Os grupos de trabalho terão o prazo de 90 dias, prorrogável por igual período, para apresentar o relatório final sobre as discussões entre os representantes dos governos federal, estaduais e municipais.