A Receita Federal liberou, às 9h desta segunda-feira (9), a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de renda de Pessoa Física (IRPF) de 2018. O segundo lote da restituição é bastante procurado, já que é o que contempla a população geral. O primeiro lote, liberado no começo de junho, foi destinado a idosos acima de 80 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Para fazer a consulta da restituição basta acessar o site da Receita Federal. O lote contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.É possível ainda consultar no Receitafone, pelo número 146. A Receita disponibiliza ainda aplicativos para tablets e smartphones.
Segundo a Receita, o crédito bancário para 3.360.917 contribuintes será realizado no dia 16 de julho, totalizando o valor de R$ 5 bilhões. Desse total, R$ 1,625 bilhão são destinados a contribuintes com preferência: 3.358 contribuintes idosos acima de 80 anos, 49.796 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.159 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 1.120.771 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
1 ano disponível
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
https://www.tribunapr.com.br/noticias/economia/voce-pode-ter-dinheiro-esquecido-nos-bancos-entenda/