Receita Federal apreende helicóptero de R$ 16,5 milhões transportado de forma irregular

Um helicóptero, no valorde R$ 16,5 milhões, foi apreendido na manhã deste sábado (3) por policiais rodoviários e fiscais da Receita Federal, por ter sido transportado de forma irregular por uma carreta, na altura de Magé, na Baixada Fluminense (RJ). A aeronave estava sendo levada, desmontada, do aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para o de Cabo Frio, por uma rota diferente daquela informada Receita.

De acordo com o chefe de operações da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita no Rio de Janeiro, José Ribeiro, enquanto o processo de importação do produto não for concluído, todos os deslocamentos da aeronave dentro do país têm que ser comunicados às autoridades.

Ribeiro explicou que a carreta deveria trafegar pela Ponte Rio-Niterói, mas foi encontrada em lugar diferente, na Baixada Fluminense. Com isso, pode ser aplicada a pena de perdimento, tanto para o caminhão quanto para o helicóptero. Ou seja, os dois veículospodem ser confiscados pela Receita.

Configurando-se a hipótese de desvio de rota, será aplicada a pena de perdimento e, assim, há três hipóteses: "a aeronave e a carreta podem ser doadas, podem ser incorporadas ao patrimônio da Fazenda Nacional ou vendidas em leilão", informou Ribeiro.

Segundo o fiscal da Receita, também será feita uma análise da documentação do helicóptero, para verificar se o restante do processo de importação da aeronave canadense, que chegou ao Brasil pelo aeroporto de Viracopos, foi feito de forma correta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo