Quase 15 mil alunos são eliminados no 2º dia do Enem

O Ministério da Educação (MEC) informou que foram eliminados 14.848 alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no domingo, dia 7 de novembro, por terem marcado a cor errada no cartão-resposta, ou deixado de marcar a cor.

Entre os que fizeram a prova no sábado, dia 6 de novembro, 6.006 foram descartados – pelos mesmos motivos. Segundo a assessoria do ministério, é comum que os estudantes fiquem mais “nervosos” no segundo dia e deixem de preencher o cartão-resposta corretamente.

O MEC agora está divulgando, no boletim dos alunos, onde consta a nota do exame, o motivo pelo qual o estudante teve a nota da redação anulada. É citado o item do edital que justifica a causa de o candidato também ter ficado sem nota nas provas de linguagens e códigos e de matemática.

No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi acionado na Justiça por 35 alunos que ficaram sem nota no exame – apenas dois ganharam ação, pois haviam preenchido o cartão-resposta a lápis. Este ano, diversos alunos pelo País estão movendo ações contra o Inep, pelos mesmos motivos.

Este ano, segundo a assessoria da pasta, os alunos que preencheram a lápis o espaço para marcar a cor do caderno no cartão-resposta serão considerados eliminados, uma vez que o ministério fez ampla campanha sobre o uso de caneta na prova. Segundo o MEC, a taxa de candidatos eliminados está dentro das estatísticas da média histórica da prova.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo