Qualificação de professores melhora

O Censo da Educação 2002 revela uma redução no número de professores leigos e aumento de professores com nível superior. Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em cinco anos todos os professores deverão ter diploma de curso superior. ?A meta é muita ambiciosa, mas é possível chegar lá?, disse o ministro da Educação, Paulo Renato Souza.

A meta é mais difícil de ser alcançada por professores da pré-escola, em que apenas 27% são formados em licenciatura ou magistério, e entre os professores de 1.ª a 4.ª séries, em que o porcentual é de 30%. Mas, no ensino médio, 89% dos professores cursaram universidade e 75% dos que lecionam para classes da 5.ª à 8.ª série também concluíram o curso superior.

Em 1996, quando se divulgou o primeiro censo da educação dentro dos atuais padrões, a média de professores da educação básica com formação superior era de 44%. Agora, diz o ministro, esse porcentual subiu para cerca de 60%.

O Censo 2002 constatou que não existem mais professores leigos, com no máximo o ensino fundamental completo, dando aulas para alunos do ensino médio e para as classes de 5.ª à 8ª série. Em 1996, o censo havia constatado que 16% dos professores da pré-escola e 15% dos que ensinavam alunos matriculados de 1.ª a 4.ª série eram leigos. Passados seis anos, esses porcentuais caíram para 4% e 3% respectivamente.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo