Uma das mais tradicionais universidades de Minas Gerais, a PUC-Minas, decidiu não alterar seu calendário de vestibular por causa do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A universidade decidiu descartar o resultado do Enem 2009, mas aceitará as notas dos anos anteriores para quem optar por essa forma de ingresso na instituição.
Nos campi da região metropolitana de Belo Horizonte, a prova foi mantida para o dia 15 de novembro. Nos campi do interior, o vestibular será no dia 7 de novembro.
A PUC-Minas oferece opção de ingresso pelos resultados do Enem. Quinze por cento das vagas de cada curso são destinadas aos estudantes que optarem pelo exame nacional como critério de seleção. A instituição aceitará os resultados dos exames realizados entre 2006 e 2008. Com o adiamento do teste deste ano, não será possível aproveitar a classificação de 2009.
No modelo adotado pela instituição, o candidato poderá participar de ambas as modalidades de seleção – vestibular ou Enem – submetendo-se, simultaneamente, à prova e concorrendo pela nota no exame. Nesse caso, prevalecerá a melhor classificação.