PT sobe nas pesquisas no Ceará

Fortaleza – Líder disparado nas pesquisas desde o início da campanha, o candidato do PSDB ao governo do Ceará, senador Lúcio Alcântara, amanhecerá neste domingo com um temor: ter de enfrentar um inesperado segundo turno contra o candidato do PT, José Airton Cirilo.

Nas últimas semanas, o petista vem subindo nas pesquisas, na mesma onda de crescimento do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. A expectativa dos tucanos cearenses é que Lúcio Alcântara vença as eleições neste domingo, mas sabem que pode ser por margem apertada de votos.

Na última pesquisa do Ibope, o tucano tem 50% dos votos válidos. Seus seis adversários têm a outra metade. Mas pelo Vox Populi divulgado neste sábado, ele mantém 57%, elegendo-se em primeiro turno. José Airton, que começou a eleição na lanterninha, subiu nas pesquisas e hoje têm 23% dos votos válidos, pelo Ibope, e 22%, pelo Vox. O senador Sérgio Machado, que trocou o PSDB pelo PMDB ao perder a indicação tucana como candidato, está com 14%.

Para os tucanos, a vertiginosa queda de Ciro Gomes (PPS) nas pesquisas para presidente afetou a performance de Alcântara, que, no início da campanha, tinha 60% dos votos válidos. Outra preocupação é a quantidade de votos em branco e nulos que deve ocorrer nestas eleições.

“A urna eletrônica é fácil para pouco voto, mas para muito voto é difícil”, observa o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB). Tasso acha que ela pode “complicar” a eleição, principalmente no interior do Estado e nas periferias. Tasso acredita que o PSDB poderá eleger 13 deputados federais (foram 22, em 1998). Mas na Assembléia Legislativa ele deve manter a hegemonia: espera eleger 18 deputados do PSDB, do total de 46.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo