O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), disse nesta segunda-feira (30) que a legenda não é contrária à abertura do capital da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e defende a desmilitarização do setor aéreo. Mas Berzoini ressaltou que a prioridade do governo, neste momento, deve ser o restabelecimento da normalidade das operações da malha aérea nacional.

continua após a publicidade

Ao falar sobre a possibilidade de abertura do capital da Infraero, Berzoini afirmou que não há qualquer contradição com as posições históricas do PT. "Uma coisa é abrir capital. A outra é privatizar. Abrir capital significa vender parte das ações. Várias empresas estatais têm capital misto, público e privado, como o Banco do Brasil, a Petrobras e várias outras empresas públicas", declarou. O presidente do PT participou hoje da abertura do 1.º Colóquio "PT e os Movimentos Sociais", na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, na capital paulista.

Berzoini afirmou que o PT defende que a aviação comercial seja regulada por órgãos civis. Aos militares, disse o deputado, caberia a administração das questões ligadas à segurança nacional e à defesa do espaço aéreo. "Essa é a posição do partido. Evidentemente o governo pode ter outras posições que não coincidam com as do PT", esclareceu, ressaltando que a discussão não é a prioridade neste momento.

Waldir Pires

continua após a publicidade

Na avaliação dele, a saída do petista Waldir Pires do Ministério da Defesa não significa a diminuição da participação do PT no governo federal. "O ministro Waldir Pires é filiado ao PT e tem todo nosso apoio, apreço, confiança e solidariedade. Mas eu sempre digo e repito que o Ministério da Defesa é um daqueles ministérios que não entram em nenhuma cota de divisão partidária", disse, citando que o mesmo tratamento ocorre com o Ministério da Fazenda.

Ele afirmou que a decisão de Lula ao nomear Nelson Jobim, ligado ao PMDB, recebeu o apoio do partido. "É uma pessoa que tem uma história importante no País, reconhecido como uma pessoa que transitou entre vários poderes de uma maneira bastante séria e responsável.

continua após a publicidade