O deputado petista Henrique Fontana (RS) chegou há pouco ao plenário da Câmara e informou que o PT decidiu fechar questão e votar em bloco a favor da lista fechada e do financiamento público de campanha, na votação da reforma política prevista para a tarde de sta quarta.

continua após a publicidade

Fontana reconheceu que parte dos petistas ainda tentou evitar o fechamento de questão e pediu a liberação dos deputados, mas a executiva nacional do partido optou pelo voto em bloco. Entre os deputados que são contra a lista fechada estão os paulistas Carlos Zarattini e Cândido Vaccarezza. "Calculo de 30% dos deputados são contra a lista e 70%, a favor.

Alguns companheiros defenderam a liberação da bancada, mas a decisão foi pelo fechamento da questão. É da democracia, cada um defendeu apaixonadamente suas idéias", disse Fontana, que é favorável à lista fechada e ao financiamento público das campanhas eleitorais. Fontana não quis falar na possibilidade de punição para os petistas que votarem contra a lista fechada. "Cada dia com sua agonia", brincou.

continua após a publicidade